segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Luta

"A conquista tem um sabor mais intenso quando o seu caminho é austero." Flávia Abreu

Ok, tem... a sensação do triunfo merecido por um grande esforço ou luta empenhados para atingir metas muito desejadas enaltece o ego de qualquer pessoa, e elas aprendem variadíssimas "estratégias de defesa e contra-ataque", aguçam a perspicácia, crescem interiormente e como indivíduo inserido numa sociedade aprisionada e realçam/desenvolvem os seus valores forçosamente se o empenho for bem dirigido e se se souber ver as consequências desta forma - vantajosas. Contudo, se pudesse escolher, nunca teria quase que transformar-me no suor do trabalho para conseguir o que Quero, porque todas estas aprendizagens vou conseguindo-as, embora que mais lentamente, sem que tenha que sofrer pelo caminho, porque sei ver o essencial da vida sem ter que passar por um caminho custoso, sei valorizar tudo o que tenho com justeza e tirar partido das coisas simples sem que tenham que complicar porque vejo para lá do horizonte da maior simplicidade, tudo isto sem que tenha que ir até ao limite da minha força, porque como uma alma experiente disse, creio que: "a perfeição não existe, mas nós devemos caminhar sempre em direcção a ela, porque se não existe, não há limite para a nossa evolução". Portanto, por pouca dificuldade que tivesse o meu caminho eu iria continuar a construir-me à luz deste pensamento sem ter que me esgotar e depois disso ter que ficar "parada um tempo" para recuperar e, enquanto isso, não ser capaz de sentir felicidade como que poderia se não fossem os percalços lesivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário